Arquivo Mensal: Mai 2017

  1. Testes Preditivos x Testes Farmacogenéticos

    Engenheiros biomédicos, farmacêuticos de renome e médicos chamam o atual momento da medicina de “A mais nova revolução industrial”, isso devido ao fato de tecnologias da área da engenharia genética estar invadindo e consequentemente trabalhando de maneira conjunta com tecnologias da área médica. Toda essa união traz uma série de benefícios tanto para pacientes, quanto para médicos.

    Já existem uma série de doenças que podem ser diagnosticadas antes do seu aparecimento, através de tecnologias genéticas.

    A mesma tecnologia genética que está empregada para mostrar possíveis doenças futuras, também é utilizada para garantir a eficácia de um medicamento, potencializando as chances de um paciente vencer determinada doença que tanto o aflige e o preocupa.

    Diferenças

    Leia mais »
  2. Tratamento Tradicional x Medicina Personalizada

    As variantes genéticas (também chamadas de polimorfismos genéticos) ocorrem em toda a população. Algumas variantes genéticas são benignas, ou seja, não produzem qualquer efeito negativo conhecido, e outras variantes podem ser associadas a doenças ou a resposta e metabolismo de medicamentos.

    Tratamento tradicional

    Ao iniciar o esquema farmacológico para tratar uma condição particular, os profissionais de saúde geralmente prescrevem um dos vários medicamentos disponíveis. As dosagens e tempo de resposta dos fármacos são baseados na taxa prevista de um paciente metabolizar normal/extensivo.

    Clinicamente, no entanto, cada pessoa reage de forma diferente para cada tratamento.  Quando o tratamento não atinge os efeitos esperados, o profissional de saúde,

    Leia mais »