Arquivo Mensal: Julho 2019

  1. Qual a importância do teste genético no combate à depressão?

    O teste genético pode ser uma peça importante no combate à depressão, possibilitando um tratamento mais assertivo e seguro. Até então, os médicos estavam acostumados a prescrever medicamentos baseados nas características do paciente como idade, função renal, função hepática, interação entre medicamentos e preferências do paciente. Porém, a prescrição de forma empírica está perdendo espaço.

    É neste cenário que entra o teste farmacogenético. O exame oferece ao médico um compilado de características genéticas do paciente para escolhas de medicação e doses baseadas em evidências científicas.

    Como as particularidades genéticas afetam no tratamento da depressão

    Leia mais »
  2. O papel dos amigos no combate à depressão

    Dia 20 de julho comemora-se o Dia do Amigo! A data é uma oportunidade para ressaltar a importância da amizade até mesmo para combater transtornos mentais. Assim como os amigos podem fazer toda a diferença durante o tratamento para depressão, a falta de uma rede de apoio pode representar um risco maior de desenvolver a doença.

    "Ter uma boa rede social pode ser uma forma de combater a depressão", diz Thomas House, pesquisador britânico que aborda o tema. Em um de seus estudos, House entrevistou dois mil adolescentes para testar a teoria de que o estado de ânimo poderia ser contagioso entre os adolescentes.

    A pesquisa não só refutou a hipótese, como mostrou que a presença de amigos equilibrados pode reduzir a probabilidade de se desenvolver depressão. Além disso, a rede de amigos pode duplicar as chances de cura do

    Leia mais »