Arquivo Mensal: Agosto 2019

  1. 59% dos brasileiros têm depressão, aponta pesquisa

    Uma pesquisa realizada pela Vittude apontou dados preocupantes de brasileiros com depressão, ansiedade e estresse. O levantamento publicado na revista Veja indica que 59% da população enfrenta um quadro de depressão. A ansiedade atinge 63% das pessoas e o estresse 37%.
    Leia mais »
  2. Não tá tudo bem, mas vai ficar: Série do Fantástico sobre Depressão, com Drauzio Varella

    No início de agosto estreou no Fantástico a série Não tá tudo bem, mas vai ficar, apresentada pelo médico Drauzio Varella. Durante todo o mês, o transtorno depressivo será abordado trazendo diferentes perspectivas a cada domingo.

    De uma forma didática, Drauzio Varella explica como a depressão interfere na vida dos pacientes e suas famílias. As reportagens trazem depoimentos que mostram como qualquer pessoa está suscetível à doença.

     

    A dificuldade do diagnóstico da depressão

    A cantora Paula Fernandes é uma das entrevistadas. Ela compartilha como sofre com depressão desde os 15 anos e como o transtorno já interferiu na sua carreira. O primeiro episódio de Não tá tudo

    Leia mais »
  3. Depressão: Como lidar no dia a dia?

    O transtorno depressivo provoca uma vontade paralisada, necessidade de isolamento e pensamentos negativos persistentes. Como lidar com a depressão para vencer a doença e retomar as atividades diárias? Muitas vezes isso pode parecer um desafio, mas é com passos pequenos que o paciente consegue evoluir.

    Por mais que um primeiro passo para socializar ou fazer exercício físico seja difícil, são atitudes como essa que vão ajudar a pessoa com depressão a se recuperar. Após procurar ajuda profissional de um psiquiatra, confira algumas dicas para lidar com a depressão no dia a dia:

     

    1. Busque o apoio de amigos e família

    A própria doença gera a sensação de solidão e vontade

    Leia mais »
  4. Não tá tudo bem, mas vai ficar: Série do Fantástico sobre Depressão, com Drauzio Varella

    No início de agosto estreou no Fantástico a série Não tá tudo bem, mas vai ficar, apresentada pelo médico Drauzio Varella. Durante todo o mês, o transtorno depressivo será abordado trazendo diferentes perspectivas a cada domingo.
    Leia mais »
  5. Depressão: Contato com a natureza na infância reduz casos do transtorno

    As chances de ter depressão diminuem se, durante a infância, a pessoa tem contato com a natureza. Duas pesquisas foram realizadas no intuito de levantar dados para provar essa tese.

    Uma delas foi feita na Dinamarca, estudando a relação de espaços verdes em torno de lares de um milhão de crianças.  Outro estudo foi realizado na Espanha, no Instituto Barcelona para a Saúde Global (ISGlobal), com mais de 3.500 entrevistados.

    Tanto passeios no parque quanto brincar no quintal podem ser fatores que contribuem para a saúde mental na fase adulta.

     

    Contato com a natureza reduza em 55% o risco doenças como depressão

    Na Dinamarca, uma pesquisa buscou quantificar os benefícios das áreas

    Leia mais »
  6. A diferença entre psicólogo e psiquiatra no tratamento para depressão

    A depressão é um transtorno psicológico que pode ser tratado por psicólogos e psiquiatras. Aproveitando o mês do Dia do Psiquiatra (13/8) e Dia do Psicólogo (27/8), vamos falar do papel de cada profissional durante o tratamento e de sua importância.

    O transtorno depressivo passou a ser uma pauta mais comentada recentemente e ainda envolve muitos tabus. Com isso, ainda existem preconceitos a respeito do trabalho psicólogo e o psiquiatra.

    Infelizmente, o estigma a respeito da doença impede muitas pessoas de buscarem ajuda e tratamento. Portanto, a informação sobre o tema é tão relevante para que seja possível superar as barreiras em relação à saúde mental.

    É possível tratar a depressão

    Leia mais »