O transtorno depressivo provoca uma vontade paralisada, necessidade de isolamento e pensamentos negativos persistentes. Como lidar com a depressão para vencer a doença e retomar as atividades diárias? Muitas vezes isso pode parecer um desafio, mas é com passos pequenos que o paciente consegue evoluir.
Por mais que um primeiro passo para socializar ou fazer exercício físico seja difícil, são atitudes como essa que vão ajudar a pessoa com depressão a se recuperar. Após procurar ajuda profissional de um psiquiatra, confira algumas dicas para lidar com a depressão no dia a dia:
-
Busque o apoio de amigos e família
A própria doença gera a sensação de solidão e vontade de isolamento. Portanto, pode ser difícil perceber a necessidade de pedir ajuda. Mas busque vencer essa barreira e compartilhe com a família e os amigos em que confia o que você está passando.
Ter uma rede de suporte pode dobrar as chances de recuperação da depressão. Isso porque ter pessoas com quem contar ajuda no alívio da doença e a manter perspectivas e sustentar o esforço necessário para vencer o transtorno.
Também é válido buscar grupos de apoio. Em muitas cidades há encontros de pessoas que enfrentam a depressão e trocar experiências é uma forma de apoio mútuo, fortalecendo todos os lados. Na internet também existem grupos de apoio nas redes sociais.
-
Volte a fazer as coisas que você gosta
A falta de vontade de fazer qualquer atividade também é algo que as pessoas com depressão precisam lidar. Mesmo atividades que antes eram prazerosas, já não geram tanto entusiasmo. Porém, é importante tentar encontrar tarefas que sejam divertidas para quebrar essa barreira da doença.
Ler um livro:
Busque qual é a novidade do gênero que você gosta, ou daquele autor que você sempre gostou. Vale até mesmo reler algum livro preferido.
Filmes e séries:
Não faltam títulos nos serviços de streaming. Pesquisa por um filme ou série de comédia e aproveite esse tempo para esvaziar a cabeça e relaxar.
Tire um tempo para cuidar de você:
Seja com uma massagem, uma hora na manicure ou aplicando uma máscara caseira. Tire um tempo para se cuidar e relaxar.
Relembre de alguma pequena tarefa que você gostava de fazer
Pode ser cuidar das plantas, preparar uma refeição ou até mesmo escrever.
-
Hábitos saudáveis ajudam a lidar com a depressão
Exercício físico
O exercício físico pode ser a última coisa que uma pessoa com depressão tem vontade de fazer. Entretanto, a atividade libera no sangue importantes substâncias para a sensação de bem-estar, como a endorfina.
Para obter o máximo de benefício do exercício físico, é recomendado pelo menos 30 minutos diários de atividade. Uma sugestão é começar com cerca de 10 minutos de caminhada e ir procurar ir aumentando esse tempo à medida que vai se habituando com a prática.
Algumas opções de exercício para você começar: caminhada, yoga, pilates, bicicleta, aula de dança, musculação.
Meditação
A meditação vem se destacando nos últimos anos como um meio para diminuir ansiedade e a insônia, aumentar o foco e contribuir no combate à depressão.
Pesquisas revelam que a prática conhecida como mindfulness, que envolve exercícios respiratórios e de redirecionamento de atenção, tem tido êxito no combate à depressão.
Tire um tempo do seu dia para tentar praticar. Na internet é possível encontrar alguns vídeos no YouTube de meditação guiada, caso você não tenha familiaridade com as técnicas.
Pegue um pouco de sol
Estudos comprovam que os raios solares estimulam o bom humor e ajuda na liberação de serotonina, substância que nos dá uma sensação de bem-estar.
Assim, pegar um sol com frequência (e nos horários de menor incidência solar) pode ser uma fator positivo no combate à depressão. Experimente fazer caminhada ao sol, alguma refeição ao ar livre ou até mesmo ir ao parque para ler ou ficar um tempo ouvindo música.
Referência: Miguel Lucas