Tipos de depressão: saiba quais são

por Guido Boabaid
28/04/2023 29/12/2023

Por muito tempo foi considerado um assunto tabu, porém, hoje em dia tem sido cada vez mais falado. Estamos nos referindo à depressão, uma condição que atinge cerca de 59% da população brasileira. Além disso, a ansiedade atinge 63% das pessoas e o estresse 37%, sintomas que podem estar associados à doença. Você sabia que há diferentes tipos de depressão?

Neste conteúdo vamos falar sobre os principais tipos de depressão, tratamentos e demais informações sobre o assunto.

Confira!

Tipos de depressão: relembre o que é e os principais sintomas

A depressão foi considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “mal do século XXI”. Entre os principais sintomas da doença estão:

  • tristeza;
  • cansaço físico e mental;
  • perda de apetite e energia;
  • insônia ou sono em excesso;
  • alterações no peso (ganho ou perda);
  • falta de ânimo e motivação;
  • falta de concentração;
  • baixa autoestima;
  • sentimento de inutilidade;
  • em casos mais severos, pensamentos suicidas.

Primordialmente, é importante ressaltar que há uma diferença entre a tristeza patológica e a transitória. Ou seja, é comum que ocorram momentos tristes e emocionalmente difíceis ao longo da vida, ocasionados por fatores externos como a demissão de um emprego, uma separação, a morte de um ente querido, entre outros motivos. 

No entanto, quem tem depressão vivencia uma tristeza ininterrupta, mesmo que não haja uma causa aparente. Além disso, é comum que ocorra uma falta de animação ou interesse nas tarefas e hobbies que antes proporcionavam prazer e satisfação.

Depressão: conheça os 5 principais tipos

A seguir, listamos os principais tipos de depressão e suas principais características. Veja!

1. Depressão persistente (distimia)

É uma forma menos grave de depressão, mas mais crônica, com sintomas persistentes durante pelo menos dois anos, tais como: tristeza, desânimo, pessimismo, falta de vontade para fazer coisas comuns do dia a dia, falta de energia e concentração.

2. Transtorno bipolar

Antigamente chamado de “depressão maníaca”, este transtorno é caracterizado por oscilações extremas no humor, alternando entre episódios de depressão e mania (humor elevado, energia aumentada, pensamento acelerado).

O paciente pode ir de um extremo ao outro em um curto espaço de tempo. Em um momento pode estar eufórico, com um bom humor, fala sobre diversos assuntos e tem vários projetos, mas em poucos dias, entra em um estado depressivo, evita o convívio social e sente dificuldade até mesmo para dormir.

3. Depressão pós-parto

A depressão pós-parto pode aparecer nas primeiras semanas após o nascimento ou até mesmo durante a gestação. Essa condição pode ser causada por fatores hormonais, genéticos, ambientais ou de estresse.

Cansaço, ansiedade e estresse, insônia e sentimento de culpa são alguns dos principais sintomas.

4. Depressão sazonal (Transtorno afetivo sazonal)

Este tipo de depressão está relacionado às mudanças sazonais e geralmente ocorre no outono e inverno, quando os dias são mais curtos e há menos luz solar.

Os sintomas envolvem ganho de peso, isolamento social e ganho de peso.

5. Depressão psicótica

É uma forma rara e grave de depressão que envolve sintomas psicóticos, como alucinações ou delírios. Esses sintomas psicóticos geralmente estão relacionados a características “depressivas” como delírios de culpa, doenças que não existem ou situações em que o paciente pensa estar sendo perseguido, humilhado ou enganado.

Teste genético: inovação no tratamento para depressão

A depressão e ansiedade são tratadas com medicamentos antidepressivos e psicoterapia. A medicina tradicional utiliza o método de tentativa e erro para prescrever os fármacos e testa até que o paciente encontre a alternativa mais eficaz. Entretanto, podem levar anos até acertar no tratamento.

Mas existe uma alternativa inovadora para o tratamento de transtornos como depressão e ansiedade. Os testes genéticos são uma ferramenta da medicina personalizada, uma tendência que busca analisar os perfis individualmente para indicar o tratamento.

Os testes genéticos analisam como os genes interferem no metabolismo, resposta e toxicidade dos fármacos. Assim, conseguem indicar quais são os medicamentos que devem apresentar maior eficácia para cada indivíduo e auxiliar o médico na prescrição. Como consequência, o tratamento é mais eficaz e seguro, com redução dos riscos de efeitos colaterais.

A Gntech® é um laboratório brasileiro que realiza o exame. O teste genético é efetivo para gerar conforto e qualidade de vida às pessoas que sofrem com depressão. Confira mais informações sobre o exame que ajuda no tratamento da depressão.

Conte com a GnTech

Há 11 anos, a GnTech vem contribuindo com a medicina no Brasil, com o propósito de oferecer saúde e bem-estar, trabalhando para descobrir novas oportunidades de oferecer qualidade de vida e tornar a saúde cada vez mais precisa e personalizada para as pessoas.

Contamos com Testes Farmacogenéticos voltados para a depressão e demais transtornos relacionados à saúde mental.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Postagens relacionadas

Deixe um Comentário