NOVA SÉRIE SOBRE PSICODÉLICOS NA NETFLIX

por Guido Boabaid
11/04/2023 26/03/2024

Estreou na Netflix no dia 12 de julho, uma nova série documental sobre o mundo dos psicodélicos. “How to change your mind” ou “Como Mudar Sua Mente” é baseada no livro homônimo (“Como mudar sua mente: O que a nova ciência das substâncias psicodélicas pode nos ensinar sobre consciência, morte, vícios, depressão e transcendência”) do jornalista americano Michael Pollan.

O jornalista também produziu a versão audiovisual, que faz um relato histórico sobre a criação, a proibição e agora o renascimento de quatro psicodélicos populares: a psilocibina (princípio ativo dos chamados cogumelos mágicos), o LSD, o MDMA (conhecido popularmente como ecstasy) e a mescalina (encontrada naturalmente no cacto peyote).

A líder espiritual Erika Gagnon e o jornalista Michael Pollan em cena de “Como Mudar Sua Mente” –  Netflix/Divulgação

A produção evidencia a pesquisa e a esperança da ciência ao buscar novos tratamentos para transtornos mentais comuns, como a depressão, a ansiedade e o trauma. Para isso, os relatos estão sob a ótica da ciência: são utilizadas cenas de imagens de ressonância magnética de cérebros, além do acompanhamento de pacientes em testes clínicos dentro de ambientes controlados. São muitos os depoimentos de pessoas que têm sua vida modificada positivamente depois de iniciar o tratamento com psicodélicos. A temática é séria e pode vir a revolucionar a maneira como entendemos e lidamos com as doenças mentais. 

A história pessoal de Michael Pollan já é interessante. O jornalista nunca havia experimentado psicodélicos antes de chegar aos sessenta anos, quando começou a pesquisar sobre o assunto para o seu livro. Foi então que começou a ingerir as substâncias e a narrar sobre sua experiência, intercalando as descrições com o contexto histórico, a perseguição à contracultura em meados do século XX, e as tentativas de investigação científica. 

Confira o trailler: 

Postagens relacionadas

Deixe um Comentário