SELEÇÃO BRASILEIRA USA DISPOSITIVO PARA MONITORAR A SAÚDE NA COPA DO MUNDO

por Guido Boabaid
11/04/2023 30/01/2024

A seleção brasileira já começou sua jornada rumo ao hexa. Aguenta coração! E a medicina vem surpreendendo cada vez mais quando o assunto é tecnologia no universo dos esportes, apresentando os melhores recursos para garantir todo bem-estar e saúde dos jogadores que vão participar da Copa do Mundo no Catar.

Durante a Copa, todos os atletas convocados pelo técnico Tite estão usando diariamente o Oura Ring, um anel inteligente que calcula a temperatura corporal, a qualidade do sono e a frequência cardíaca. Todas as informações captadas pelo dispositivo são acessadas pela comissão técnica da CBF e pelos jogadores através de smartphones.

Para a comissão técnica, o anel vem sendo um grande aliado dos atletas para ficarem de olho na sua saúde e qualidade do sono.

“O anel me obrigou a ser mais cuidadoso. Nunca dormi mal, mas, com a rotina, a gente não consegue controlar tanto. Agora tenho a disciplina: ‘Ah, essa noite sei que dormi oito horas no mínimo’, que é ideal. ‘Essa noite dormi sete, preciso melhorar, me organizar melhor para levar os filhos à escola’. Comecei a me organizar e isso me ajuda no dia a dia, no trabalho. É importante acordar saudável e bem para ir treinar, estar disposto no dia a dia. Me acrescentou muito”

Fred, meio campo da Seleção Brasileira

Como funciona o anel inteligente?

O dispositivo, leve e pequeno, conta com um sensor óptico na parte interna que permite calcular a oxigenação do sangue durante os treinos, rastrear a frequência cardíaca durante o dia todo e monitorar a temperatura corporal.

Outra característica do anel é que ele também pode reconhecer as diferentes fases do sono: leve, moderado, profundo, bem como nossos conhecidos sonos REM e NREM.

O anel funciona de forma semelhante às pulseiras fitness e aos smartwatches, porém, a diferença está na presença dos sensores internos que rastreiam os dados de saúde dos atletas em tempo real.

Preocupação com a saúde dos jogadores

Além do anel, a comissão técnica da seleção também adotou estratégias de higiene e sono, realizando inspeções no hotel que os jogadores estão hospedados  para controlar a iluminação das cortinas e a qualidade dos colchões para não atrapalhar o sono da equipe.

O esperado é que essas novas medidas façam diferença na busca pelo hexa. Na copa de 2018, o lateral-esquerdo Marcelo apresentou queixas de dores nas costas no final da fase de grupos, que, segundo o médico da Seleção, podem ter sido causadas pelo colchão em que ele dormiu.

Outro agravante é que os jogadores terão menos tempo para descanso, já que, diferente de outras copas, que duraram um mês, a do Catar vai ocorrer em apenas 28 dias. Assim, os intervalos entre os jogos serão reduzidos e provavelmente isso impactará o ciclo do sono dos atletas. 

Oura Ring

Oura Ring já foi utilizado em outro momento no esporte. Em 2020, alguns meses depois do início da pandemia, a NBA levou parte dos times para Orlando (EUA), onde ficaram isolados e participaram de um torneio para encerrar a temporada. Os jogadores usavam esses anéis para monitorar sintomas de COVID-19.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Neurociência Rockefeller da Universidade de West Virginia (EUA), mostrou grande eficácia para prever os sintomas decorrentes do Covid-19 com três dias antes deles se manifestarem.

O Oura Ring 3 pode ser comprado por qualquer pessoa, mas infelizmente o produto não tem distribuição no Brasil. Nos Estados Unidos o dispositivo custa 299 dólares.

Postagens relacionadas

Deixe um Comentário