O teste genético é a análise feita aos genes de um indivíduo, para identificar se existem alterações /mutações que podem ser responsáveis pelo aparecimento de determinadas doenças ou que podem influenciar na metabolização dos medicamentos. Os testes genéticos são exames complementares que auxiliam o médico na escolha da melhor estratégia terapêutica ou preventiva, de forma personalizada. Conhecer o perfil genético de cada pessoa por meio dos testes genéticos diagnósticos, preditivos ou farmacogenéticos, torna os tratamentos mais rápidos, seguros, eficientes e econômicos, aumentando a satisfação e a saúde do paciente e a assertividade do profissional do médico.

 

Benefícios de fazer o Teste Genético

  • • Mais tempo de vida com qualidade para pacientes e familiares.
  • • Maior assertividade, eficiência e rapidez nos diagnósticos e nos tratamentos médicos.
  • • Diminuição da incidência de efeitos colaterais e baixa eficácia dos medicamentos.
  • • Maiores chances de atingir a remissão dos sintomas de forma mais rápida, segura e econômica.
  • • Prevenção e diminuição de riscos para o paciente e seus familiares.

 

Entenda a diferença entre os Testes Genéticos

icone-diagnostico

Teste Diagnóstico

Teste genético diagnóstico ou clínico auxilia na confirmação de uma hipótese diagnóstica ou na definição dos subtipos de uma determinada doença.


icone-preditivo

Teste Preditivo

Esses testes apontam o risco genético, ou seja, probalidade de desenvolver doenças.


icone-farmaco

Teste Farmacogenético

A Farmacogenética identifica variantes genéticas que diferenciam os indivíduos na forma como metabolizam os medicamentos.

 

Dúvidas sobre os Testes Genéticos

Como identificar um teste genético de qualidade.

O primeiro passo para se identificar um bom teste genético é saber quais são os genes e variantes que serão analisados, além disso é fundamental que o laudo mostre a informação de quais variantes foram encontradas no paciente.

Nem todos os medicamentos ou doenças são abrangidos pelos testes genéticos

Os laudos são produzidos a partir de uma criteriosa análise de estudos científicos. Na data da geração do relatório as informações são consideradas atuais e baseiam-se em trabalhos científicos publicados; no entanto, dados de pesquisa evoluem e emendas às informações poderão mudar conforme evolução das pesquisas. A GnTech revisa constantemente seu banco de dados e informará seus clientes sobre novas descobertas científicas.

A informação contida no relatório é fornecida como um serviço e não constitui conselho médico

Como o conselho médico deve ser ajustado às circunstâncias específicas de cada caso clínico, o profissional de saúde é indispensável para a interpretação dos resultados e possui responsabilidade plena por todas as decisões de tratamento feitas com relação ao paciente, incluindo aquelas feitas baseando-se no genótipo do paciente.