Farmacogenética


O Teste ou Exame Farmacogenético é indicado para toda pessoa que busca entender como o seu organismo tende a se comportar com determinados fármacos e substâncias.

Um fármaco ideal seria aquele que pudesse prevenir ou tratar uma doença sem apresentar efeitos adversos. Mas sabe-se que nenhum fármaco traz a garantia de ser 100% efetivo e inócuo para todos os pacientes. Cada indivíduo apresenta uma relação metabólica diferente, fazendo com que as respostas aos medicamentos não sigam um padrão exato entre as pessoas.

Os riscos da ineficácia ou toxicidade apresentadas por fármacos são produto da interação entre os genes e o ambiente. As variáveis ambientais desta relação seriam os fatores nutricionais, estilo de vida, idade, doenças, fármacos utilizados, etc. Já as variáveis genéticas seriam os diferentes polimorfismos (variações) que ocorrem em genes que codificam enzimas responsáveis pela absorção, metabolização e eliminação (farmacocinética) e ação dos fármacos no organismo (farmacodinâmica).

A farmacogenética é o campo da genética que estuda como tais polimorfismos estão envolvidos nas respostas que determinam a eficácia e a toxicidade dos fármacos. Os Testes Farmacogenéticos são ferramentas de medicina personalizada utilizadas para predizer como um indivíduo poderá responder a determinado medicamento. Conhecer a genética do paciente, auxilia o médico na escolha da melhor dosagem e medicamento mais eficiente para o êxito do tratamento.

O Teste Farmacogenético apresenta a vantagem de ser realizado uma única vez e deve ser interpretado pelo médico, pois ele será o responsável por unir fatores clínicos, ambientais e genéticos para então fazer a prescrição médica mais personalizada.

Para os médicos, esse exame representa um grande avanço na forma de prescrever medicamentos, pois vai além do método tradicional empírico, ele apresenta informações importantes e relevantes sobre as opções de fármacos disponíveis no mercado, levando a uma estratégia terapêutica personalizada e mais eficaz.

Obs.: O teste não é diagnóstico para doenças


Genes

Sua nova relação com genes

Genética é um assunto complicado mesmo, mas a gente está aqui para descomplicar. Todos os dias nós trabalhamos com esse monte de letrinhas e códigos genéticos e traduzimos isso em qualidade de vida para nossos clientes. E de tanto fazer isso a gente criou um jeito bem didático para que você também possa se aprofundar no assunto.


A GnTech® é um laboratório focado em genética humana que oferece maior eficiência e assertividade para os tratamentos médicos.


TotalGene, PsicoGene, OncoGene, InfectoGene e CardioGene são marcas registradas.


Av. Rio Branco, 380 - Sala 105

CEP 88015-200, Centro

Florianópolis - SC

+55 48 3028-9788

WhatsApp

+55 48 99916-5264

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta

8h às 17h45

Inscreva-se


Digite seu endereço de e-mail para nossa lista de discussão para se manter atualizado.